Educação Ambiental

"A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil."
Copérnico, Nicolau


Os fundamentos da educação para o desenvolvimento sustentável partem da problemática da degradação dos recursos naturais e sua consequente escassez para as gerações presentes e futuras.
A educação ambiental aborda sobre as relações do homem com o meio ambiente e suas formas de preservá-lo e conservá-lo.
A educação para o desenvolvimento sustentável contextualiza a educação ambiental no aspeto socioeconómico com base na dimensão cultural. O seu ensino deve acontecer de forma interdisciplinar e não ser tratado de forma isolada, a sua metodologia deve favorecer o pensamento crítico, apontando soluções para os problemas atuais.
As questões ambientais não estão dissociadas das questões económicas, políticas, sociais e culturais. A exploração dos recursos naturais, com o objetivo de atender as necessidades do sistema capitalista, tem contribuído para o aumento dos problemas ambientais, que envolvem desde a destruição de habitats e a elevação da temperatura do planeta Terra, até ao acesso desigual a recursos e serviços ambientais.
A educação contribui em muito para formar cidadãos mais conscientes, críticos, participativos e responsáveis pelo futuro do nosso planeta. Porém esta, sozinha, não resolve todos os problemas ambientais nem é suficiente para mudar o rumo do planeta. Para uma maior superação dos problemas ambientais e um melhor desenvolvimento económico e humano não basta desenvolver uma consciência ambiental, é necessário que ocorram mudanças no modelo de sociedade atualmente vivido pela maioria dos povos do mundo.
A educação ambiental deve ser iniciada desde a infância e trabalhada, com o intuito de unificar a aprendizagem teórica e a prática educativa, por forma a proporcionar a compreensão da complexidade das relações entre o ser humano e a natureza, como partes de um ambiente complementar que se modifica, transforma e autorregula, mas que, a partir da intervenção humana pode sofrer impactos irreversíveis, podendo levar à destruição e esgotamento dos recursos naturais e à perda irrecuperável da biodiversidade.
As problemáticas ambientais contemporâneas devem ser estudadas de forma interdisciplinar, possibilitando ao aluno compreender o objeto de estudo de forma global e, não fragmentada.
Partindo do pressuposto que para valorizar e conservar é necessário conhecer, um programa de educação ambiental dirigido ao público escolar deve contribuir para:
·         Promover a aproximação e o contacto direto dos alunos com o espaço natural;
·      Transmitir informação sobre os valores patrimoniais existentes no espaço protegido e a importância da sua conservação;
·         Fomentar comportamentos respeitosos em relação à preservação do Património;
·    Tornar o espaço protegido, na medida do possível, um “laboratório natural”, utilizando-o como um complemento educativo aos programas curriculares, possibilitando o conhecimento e a experimentação de métodos, técnicas e instrumentos associados a trabalho de investigação realizado em diversas áreas (Biologia, Geologia, Geografia, Arqueologia, entre outras).

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