"A
sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil."
Copérnico, Nicolau
Os fundamentos da educação para o
desenvolvimento sustentável partem da problemática da degradação dos recursos
naturais e sua consequente escassez para as gerações presentes e futuras.
A educação
ambiental aborda sobre as relações do homem com o meio ambiente e suas
formas de preservá-lo e conservá-lo.
A educação
para o desenvolvimento sustentável contextualiza a educação ambiental no
aspeto socioeconómico com base na dimensão cultural. O seu ensino deve acontecer
de forma interdisciplinar e não ser tratado de forma isolada, a sua metodologia
deve favorecer o pensamento crítico, apontando soluções para os problemas
atuais.
As questões ambientais não estão
dissociadas das questões económicas, políticas, sociais e culturais. A
exploração dos recursos naturais, com o objetivo de atender as necessidades do
sistema capitalista, tem contribuído para o aumento dos problemas ambientais,
que envolvem desde a destruição de habitats e a elevação da temperatura
do planeta Terra, até ao acesso desigual a recursos e serviços ambientais.
A educação contribui em muito para formar
cidadãos mais conscientes, críticos, participativos e responsáveis pelo futuro
do nosso planeta. Porém esta, sozinha, não resolve todos os problemas ambientais
nem é suficiente para mudar o rumo do planeta. Para uma maior superação dos
problemas ambientais e um melhor desenvolvimento económico e humano não basta
desenvolver uma consciência ambiental, é necessário que ocorram mudanças no
modelo de sociedade atualmente vivido pela maioria dos povos do mundo.
A
educação ambiental deve ser iniciada desde a infância e trabalhada, com o
intuito de unificar a aprendizagem teórica e a prática educativa, por forma a
proporcionar a compreensão da complexidade das relações entre o ser humano e a
natureza, como partes de um ambiente complementar que se modifica, transforma e
autorregula, mas que, a partir da intervenção humana pode sofrer impactos
irreversíveis, podendo levar à destruição e esgotamento dos recursos naturais e
à perda irrecuperável da biodiversidade.
As problemáticas ambientais contemporâneas devem
ser estudadas de forma interdisciplinar, possibilitando ao aluno compreender o
objeto de estudo de forma global e, não fragmentada.
Partindo
do pressuposto que para valorizar e conservar é necessário conhecer, um
programa de educação ambiental dirigido ao público escolar deve contribuir
para:
·
Promover a aproximação e o contacto direto dos
alunos com o espaço natural;
· Transmitir informação sobre os valores
patrimoniais existentes no espaço protegido e a importância da sua conservação;
·
Fomentar comportamentos respeitosos em relação à
preservação do Património;
· Tornar o espaço protegido, na medida do possível,
um “laboratório natural”, utilizando-o como um complemento educativo aos
programas curriculares, possibilitando o conhecimento e a experimentação de
métodos, técnicas e instrumentos associados a trabalho de investigação
realizado em diversas áreas (Biologia, Geologia, Geografia, Arqueologia, entre
outras).
Sem comentários:
Enviar um comentário